Sebrae disponibiliza gratuitamente soluções para pequenos negócios
Os empresários de pequenos negócios já têm a sua disposição ferramentas online e gratuitas de criação de website e formatação de plano de marketing. Desde 2011, o Sebrae oferece o ProgramaConecte Seu Negócio, em parceria com as empresas Google e Yola, para a criação de uma página própria na internet para divulgar produtos e serviços de micro e pequenas empresas.
No programa, o Yola oferece criação, hospedagem, gerenciamento e suporte ao website gratuitamente, por meio de um cadastro simples, no qual o usuário só precisa de um endereço de e-mail e um número de CNPJ. Depois, é só seguir o passo a passo na tela e aproveitar as vantagens de ter a empresa também na internet.
Até março desse ano, mais de 102 milhões de brasileiros têm acesso à internet, representando um crescimento de 9%, relativos aos pouco mais de 94 milhões contabilizados no mesmo período do ano passado, segundo IBOPE Media. O incremento contribui para incentivar donos de pequenos negócios a visualizarem a internet como ferramenta competitiva. ”A internet já tem um potencial consolidado e ter um espaço nela facilita a disseminação das informações sobre o negócio”, ratifica o técnico da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, Evandro Vieira.
O Sebrae contribui ainda oferecendo cursos, palestras e consultorias que ajudam a empresa a se aproximar dos clientes, tornando-a mais competitiva, e ainda auxilia aqueles que querem iniciar um empreendimento. As atividades podem ser presenciais ou por ferramentas de Ensino à Distância.
Na parceria, o Google permite ao empreendedor inserir no site de sua empresa a ferramenta de publicidade AdWords, que torna mais fácil aos clientes alcançarem os pequenos negócios sem a necessidade de um grande investimento em propaganda, com um sistema de escolha de palavras-chave relevantes.
Plano de marketing - Com o Click Marketing Sebrae, o empreendedor pode elaborar gratuitamente um plano de marketing virtual, para atender às necessidades de seu negócio. É possível entender as tendências e oportunidades de mercado, elaborar o plano e, depois de pronto, enviar para um tutor analisar e acompanhar toda a execução.
O técnico da Unidade de Educação Empreendedora, Evandro Vieira, explica que o Click Marketing traz um passo a passo que inclui perguntas e orientações para a elaboração do plano. “Com isso, o plano de marketing vai traduzir um mapa para que o empreendedor possa construir seu negócio com mais segurança. Para quem já tem uma empresa, o plano aprimora a atividade”, explica.
Evandro destaca ainda a ausência de custo para a formação do plano de marketing, em relação à contratação de uma consultoria presencial especializada. “Outra vantagem é que ele já tem à disposição um banco de informações que subsidiam as respostas dadas, facilitando ainda mais o processo de elaboração”, conta.
No site da ferramenta, um vídeo de apresentação mostra as vantagens e benefícios a serem alcançados por meio de um plano de marketing. Mais informações sobre o Programa Conecte Seu Negócio e o Click Marketing Sebrae podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.